Como parar de roer as unhas + Minha experiência - Fala Thai

26 setembro 2010

Como parar de roer as unhas + Minha experiência

Oi gente, tudo bem?
A ideia desse post surgiu pela vontade de compartilhar com vocês a minha experiência com esse hábito e também para sugerir algumas dicas para ajudar vocês a se livrarem desse habito terrível. Além de acabar com a saúde e beleza das unhas, faz um mal danado para o nosso organismo, isso porque de tanto engolir pontinhas pequenas de unha, podem haver lesões no sistema digestivo.

Comigo tudo começou na infância (por volta de 6 ou 7 anos), comecei a roer unha por brincadeira e depois disso não conseguia mais parar. Sempre fui ansiosa, e era nas unhas onde descontava tudo isso.
Por volta dos 11 anos (lá na 5ª série), estudei em escola de período integral e com isso aproveitávamos o horário de almoço para fazer as unhas. Combinava com as amigas de levarmos esmaltes e uma acabava ajudando a fazer as unhas da outra. 
Eu me lembro que um dia passei um esmalte lilás (da Avon) e depois disso, simplesmente fui parando de roer as unhas, isso porque fiquei com dó de colocar a unha na boca e tirar o esmalte.
E essa foi a minha tática para não colocá-las mais na boca, comecei a fazê-las sempre. E foi assim que depois de alguns meses cuidando e esmaltando sempre as unhas, decidi criar esse cantinho aqui. O blog entrou como aliado para continuar mantendo as unhas bonitinhas e sem roer.
Por isso a minha dica é: sé você quer parar de roer as unhas, mantenha-as sempre bem feitas. Porque provavelmente a coragem de colocar na boca vai diminuindo e assim você vai acabar parando com o vício.


unha roídaRoer as unhas é um hábito compulsivo também conhecido como onicofagia que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade, mordendo as unhas das mãos ou dos pés até que sangrem. 
O hábito de roer as unhas é iniciado a partir dos três anos de idade e se manifesta todas as vezes que a criança se depara com algo novo. A partir da adolescência, o hábito passa a ser mais compulsivo, pois nessa fase ocorre maior incidência de nervosismo e ansiedade nos mesmos. 
Tal hábito, apesar de existir como forma de descarregar a ansiedade existente, pode provocar prejuízos à saúde corporal. Os dedos ao serem levados à boca transportam germes, vírus, fungos e bactérias que se localizam abaixo da unha que podem provocar algum tipo de dano à saúde e ainda provocar má oclusão dos dentes. A constante busca por roer as unhas desgasta o esmalte dos dentes fragilizando-os em relação a cáries. Apesar de trazer complicações, o hábito acaba com a beleza das unhas e consequentemente das mãos.

Decida parar de destruir as unhas, procure seguir alguns procedimentos que poderão fazer com que você abandone esse hábito terrívelPrimeiro, tente identificar os momentos em que você leva as mãos à boca: se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre. Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar-se. Afinal, você saberá quando está propício a praticar a onicofagia. Nesses momentos - e quando sentir o impulso de roer - tente relaxar. Alguns exercícios de respiração funcionam como um bom alívio para as tensões. Por exemplo: respire lentamente, inspirando o ar em quatro tempos e expirando em cinco. Com esse exercício, você promoverá um aumento de oxigenação e aliviará sua ansiedade.

Força de vontade, paciência e calma são importantes para vencer o impulso de devorar as unhas. E tenha certeza de que suas mãos - e sua saúde - agradecerão!

Confira também: 6 dicas importantes para deixar de roer as unhas. 

Espero que tenham gostado. Me contem, você já sofreu com esse hábito também? Como fez para se livrar?
Comentem! Beijos.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pela dedicação!!
    Adorei!
    Já estou te seguindo!
    Bjão
    http://driesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu só consegui parar de roer as unhas da mesma forma que você, rs. Tá lindo o blog.Estou te seguindo.
    Beijinho.
    http://mulherespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vc tá de parabéns em fazer este post caracas amei mesmo.Eu tinha este hábito horroroso e quase perdi uma unha, e roia quando estava em cituação de muito stress.

    Querida encontrei seu blog no Twitter e estou te seguindo, passa lá no meu e se gostar me segue tb ok, bjkas e muito sucesso.

    Iris
    Post novo sobre removedores de esmalte
    http://makeuptudodebom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.