Como tirar fotos das unhas + Dicas de iluminação e cenário - Fala Thai | Unhas e Esmaltes

Como tirar fotos das unhas + Dicas de iluminação e cenário

Publicado em 28/07/2011

Um dos meus grandes dilemas na hora de fotografar as unhas, sem sombra de dúvidas, é a iluminação. Devo admitir, que com o passar dos anos tenho me tornado um tanto quanto paranoica em relação a qualidade das fotos. E por isso, resolvi reunir nesse post algumas informações que podem ser úteis no momento de fotografar as unhas.
Deixando bem claro que não sou nenhuma expert no assunto, e tudo o que sei aprendi buscando na internet e tentando.

Como tirar fotos das unhas 

Como fotografar as unhas


Quando comecei o blog, fotografava as unhas com um celular bem antigo e a qualidade das fotos não era lá das melhores (eram péssimas, na verdade). Era tudo o que eu tinha no momento e foi assim que mantive as fotos do blog por um bom tempo.
Assim que passei a utilizar uma câmera, as fotos foram melhorando aos poucos. A câmera que usei de início foi uma Kodak C360 Zoom e o meu maior problema era que as fotos ficassem nítidas.


como tirar fotos das unhas

Demorei a descobrir o porque das fotos não ficarem nítidas. Foi então que "fuçando" nas configurações da câmera, encontrei o símbolo de uma florzinha. Esse símbolo nada mais era do que a função Macro, que é a função indicada para fotos em que o objeto a ser fotografado fica muito próximo a lente. Sendo essa a função recomendada para fotografar as unhas, já que ela faz com que a câmera foque o objeto "mais próximo" e desfoque todo o fundo.

Trouxe um exemplo prático dessa função:

Aqui, uma foto somente com as configurações automáticas da câmera e sem função Macro ativada.
Percebe-se que o esmalte da frente fica totalmente sem foco.

Como tirar fotos das unhas

E aqui, com a função Macro ativada. Percebe-se que o foco fica todo no esmalte da frente e o fundo todo desfocadoPerceberam a diferença? 

Como tirar fotos das unhas

Mas como sempre digo, você não precisa ter os melhores equipamentos para começar. A minha dica é, use o que você tem, seja criativa e abuse da iluminação (tanto natura, quanto artificial).
Eu mesma, até hoje não tenho uma câmera profissional. Todas as fotos que vocês conferem aqui no blog e lá no Ig são feitas com a minha câmera básiquinha, que é uma Sony Cyber-Shot DSC W570 e com o meu celular (J7 Neo). Mas ultimamente tenho testado diversos tipos de iluminação, e ainda não encontrei a minha favorita.

Iluminação

Sempre gostei de fotografar as unhas em locais claros e com iluminação natural, o que só é possível ao ar livre. Mas acabava ficando limitada a apenas alguns horários do dia.
Senti necessidade de uma iluminação artificial, por dois motivos: maior flexibilidade nos horários para fotografar e a qualidade das fotos. 
Quando fotografava apenas ao ar livre, percebi que as fotos ficavam melhores nos horários em que o sol está mais "brilhante", assim que o dia ia se findando, a iluminação natural acabava formando muitas sombras na imagem e com isso ela perdia a qualidade.
Com iluminação artificial, posso fotografar as unhas a qualquer horário do dia e sem me preocupar com a qualidade da iluminação.
Apesar de tudo, acho que iluminação é algo um tanto quanto pessoal. Há quem prefira iluminação natural e consegue ótimos resultados com ela. Particularmente falando, hoje prefiro iluminação artificial. Isso porque costumo fazer as unhas no período noturno e assim posso fotografá-las tranquilamente.
E não pensem vocês que eu tenho equipamentos super tecnológicos de iluminação... Uso 2 luminárias (que eu mesma fiz com ajuda de tutoriais no Youtube) com lâmpadas de LED, um mini estúdio (feito com caixa de papelão) e as vezes uma outra luminária redonda (que funciona como Ring Light).


Fundos / Cenários para as fotos

Sem sombra de dúvidas, a minha parte favorita! Favorita, porque tudo pode virar fundo para as suas fotos. Uma blusa, um tecido, uma parede, uma planta e até mesmo um papel.
Entre os meus favoritos estão os EVA's com Glitter, que além de baratos, podem ser encontrados em uma infinidade de cores e dão um efeito super legal as fotos.
Aqui vale a criatividade, porque tudo (absolutamente tudo) pode virar cenário para as suas fotos.
Na maioria das vezes, utilizo uma folha de EVA com Glitter dentro do meu mini estúdio (de caixa de papelão, rsrs)


E já que entramos nesse assunto, gostaria de compartilhar o post com Dicas para Fotografia de Unhas no blog da Penélope Luz. Nesse post a autora aborda assuntos super interessantes que vão desde a escolha do fundo para as fotos, a sugestões de câmeras e até um pouquinho de edição. A Penélope mostra ainda um pouquinho dos bastidores por trás de suas fotos magníficas! É o post mais completo sobre o assunto, que eu já vi.

No Esmaltadas de Alice, também encontrei um post excelente, onde a própria Alice nos mostra um pouco dos bastidores das suas fotos e nos ensina a confeccionar um Mini-Estúdio Fotográfico Caseiro, usando caixa de papelão e folhas de papel manteiga. Eu mesma usei esse post para construir o meu estúdio.

Espero que todas as dicas tenham sido úteis a você. E não se esqueça, a criatividade é item essencial para se obter fotos cada vez melhores.


Atenção: Originalmente publicado em 28/07/11, este post recebeu atualização em 17/05/19 com a inserção de novas informações e imagens.

⇨ Me siga no Instagram: @falathai ⬩ Me siga no Pinterest: Fala Thai

8 comentários:

  1. ficou bem melhor!!
    bjss

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  2. Menina, que dica!!!
    eu não sabia o que era a frô que aparecia!!!!
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  3. realmente faz diferença ^^

    beijinhos...se der passa no OV

    http://overdosevip.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. faz muita diferença . sempre qd vou tirar foto uso o macro e um ambiente com bastante luz tbm.

    bjss

    meu facebook:http://www.facebook.com/profile.php?id=100002611878171
    meu twitter:http://twitter.com/#!/Milena1099
    meus blogs:http://ohmygood-omg.blogspot.com/ http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. gostei da dica....bjim
    http://anjoscoloridos-lili.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bem legal a dica!
    Mas e na Webcan, o efeito também funciona?
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquinas-fotograficas.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas Thai!
    Amo quando o fundo se desfoca!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.



@INSTAGRAM