O que é Biomedicina + Porque escolhi cursar? - Fala Thai

14 julho 2016

O que é Biomedicina + Porque escolhi cursar?

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

o que é biomedicina + porque escolhi cursar

Como alguns já sabem (outros não), comecei a cursar Biomedicina e já estou no segundo ano do curso. E a pergunta que mais recebo é "O que é Biomedicina?". E pelo simples fato de essa área não ser ainda tão conhecida decidi falar um pouco sobre a Biomedicina e o porque escolhi o curso.

"A Biomedicina é a área da saúde que utiliza conhecimentos de Biologia e Medicina para a pesquisa das doenças humanas. O biomédico é o responsável por estudar, identificar e classificar os microrganismos causadores de enfermidades, além de atuar na pesquisa de medicamentos e vacinas. Realiza exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças, com o objetivo de encontrar a causa, prevenção, diagnóstico e os meios disponíveis para tratamento. Trabalha em hospitais, clínicas, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Atua com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos." 

O curso foi criado com o intuito de formar profissionais aptos a atuar no ensino das ciências básicas da saúde e no desenvolvimento da saúde humana e do meio ambiente. Porém, muita coisa mudou desde que o curso surgiu e hoje ele é capaz de formar profissionais capazes de atender as demandas do mercado de trabalho, tanto na área acadêmica quanto nas áreas de análises clínicas, estética, imagenologia, biotecnologia entre outras.


O que o biomédico faz?

Existem hoje mais de 30 habilitações disponíveis e entre as principais podemos citar:

  • Análises Clínicas: O biomédico pode atuar como responsável técnico pelo laboratório ou como analista (realizando as análises).
  • Banco de Sangue: Pode atuar em todo o processo desde os exames que antecedem a doação ou transfusão, sorologias e coleta do material.
  • Análises Ambientais: Nesta área, o biomédico atua prestando consultorias e realizando análises microbiológicas e físico-químicas.
  • Análises Bromatológicas: O biomédico atua na realização de análises físico-químicas e microbiológicas dos alimentos.
  • Biologia Molecular: Além de interpretar todos os resultados obtidos nas análises moleculares, atua na emissão de laudos e pareceres.
  • Citologia: Faz a análise das células presentes em processos descamativos.
  • Imagenologia: Atua em todo o processo para a realização dos exames de imagem, exceto na interpretação de laudos.
  • Bioindústrias: Atua na produção de desenvolvimento de vacinas, soros e kits a serem utilizados em análises clínicas.
Vale ressaltar que, para atuar em qualquer área da biomedicina, o profissional deve possuir habilitação e/ou título de especialista na área, além de manter registro ativo em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).


Mas porque escolhi Biomedicina?

Me considero uma pessoa super indecisa, e é claro que isso me afetou muito quanto a escolha do que cursar na faculdade.
Passei toda a minha infância gritando aos quatro cantos que seria Médica Veterinária especialista em pequenos animais, mas com o passar do tempo fui percebendo que não era exatamente o que eu queria. Com isso, no auge dos meus 14/15 anos decidi que faria algo relacionado ao Design, só não sabia ainda se seria Design de Interiores ou Design Gráfico. Estava certa de que esse era o meu curso dos sonhos. Daí que o ensino médio chegou e eu acabei mudando de ideia mais uma vez... rsrs
Como sempre estudei em escola pública, durante o ensino fundamental não tínhamos aulas de biologia, química e física. Sempre fui boa em matemática, mas no ensino médio acabei me apaixonando de cara pela biologia. Também peguei grande intimidade com a física e a química. E isso me fez começar a pensar em seguir na área da saúde.
A princípio me interessei por Nutrição e Farmácia, essas eram as minhas primeiras respostas quando me questionavam sobre o que cursar. Até que um certo dia, participando de uma palestra ouvi sobre o curso de Biomedicina (que até então era novidade para mim) e passei a pesquisar cada vez mais sobre ele. Foi assim que acabei chegando ao Biomedicina Padrão, onde conheci melhor essa área apaixonante, e assim tive a total certeza de que já havia feito a minha escolha.

porque escolhi cursar biomedicina

Terminei o ensino médio em 2014 e já em 2015 comecei a faculdade. O curso dura quatro anos e daqui a dois anos estarei me formando (logo serei 1/2 biomédica). Tenho cada vez mais certeza de que não poderia ter feito uma escolha melhor.

Espero que tenham gostado e se quiserem saber um pouco mais sobre o curso, não deixem de perguntar. Quem sabe não faço mais posts falando sobre o curso...
Beijos!

⇨ Me siga no Instagram: @falathai | Me siga no Pinterest: Fala Thai

2 comentários:

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.